quarta-feira, 18 de maio de 2016

1ª Etapa do ranking nos momentos finais

Com prazo de encerramento marcado para o próximo sábado, dia 21 de maio de 2016, ainda faltam cerca de 40% dos jogos para serem disputados. Ou o tempo foi realmente curto para os atletas conciliarem seus jogos oficiais com estudos, trabalhos, lazer e outras brincadeiras ou então a data de encerramento da primeira etapa do ranking 2016 de squash passou batido para a maioria.

Dentre os grupos, os dois femininos estão com 90% dos jogos definidos, apesar de que são grupos pequenos e ainda contaram com duas desistências: a de Priscilla Lima, que solicitou sua exclusão do ranking no dia 28 de abril, exatamente no meio da etapa, sem realizar jogos; e a desistência de Wanessa Fernandes, que enviou comunicado sobre sua saída após perder dois jogos dos três que havia realizado. As duas atletas levaram W.O. nas partidas que não foram jogadas.

O grupo da elite masculina promete ainda esta semana adiantar os jogos faltantes. Como Lucas Nicolau solicitou impossibilidade de jogar a primeira etapa antes que o ranking tivesse início, seu nome passou a não constar na chave principal e o mesmo poderá retornar 3 posições abaixo daquela que ocupava no início da etapa. Por conta da falta de jogos, o campeão desta etapa está totalmente em aberto, com Bernardino liderando neste momento e Erick na sua cola. Renato e Matheus Sá, com agenda comprometida pela Copa do Brasil em BH, devem se esforçar para cumprir seus jogos antes da viagem.

No grupo 2, a ausência de Stanley por conta de problemas físicos, e de Fragoso, em razão de estudos na Faculdade de Medicina, vem sendo lamentada pelos adversários. Wolner, desafiante do G2, até agora não deu notícias e não se sabe se jogará. Aurino, mesmo passando a maior parte do tempo a 450km de distância, ainda consegue arrumar tempo e disposição para não faltar aos jogos. Parabéns para ele, bem como para a empolgação e interesse demonstrado pelo ortopedista radicado em Campina Grande, André Ribeiro.

Ao contrário de Wolner, o desafiante do grupo 3 Ari procurou todos para bater bola, dar seu show particular e proporcionar aos adversários uma experiência única e diferente que é jogar contra um ex-campeão do squash nacional. Tenho certeza de que todos aproveitaram muito bem esses momentos dentro da quadra contra Ari, apesar das derrotas, já que Ari vem com aproveitamento de 100%. Lucas Palhano vem mostrando a boa fase e está logo atrás do professor, seguido de Felipe, que vem evoluindo a cada dia e que com pouco tempo de squash, foi o que deu mais trabalho para Ari ao faturar 2 games.

Destaque para o interesse em buscar jogo para Daniel Madruga e André Gayoso, os dois líderes do Grupo 4 e com um ou dois jogos para finalizar. Daniel Madruga, expoente corretor de imóveis em João Pessoa, é estreante no ranking paraibano e vem colhendo os frutos da dedicação aos treinamentos ao não perder nenhum game até agora. Marthina, apesar de apenas uma vitória até agora, vem dando trabalho para os homens que achavam que iriam ganhar fácil.

O grupo 5 é aquele do masculino que mais jogou, restando poucos confrontos para seu fechamento. Apesar de ser o último grupo, suas partidas tem sido bastante disputadas, com várias partidas se definindo no quinto game. Cibelli Gomes e Patrícia Gouvea não se intimidaram e vem ganhando games e até partidas dos adversários do sexo oposto. Neste grupo, José Mario Neto está devendo mais de 50% dos jogos. Parabéns a Marcos Túlio, que foi um dos raros que já cumpriu o dever de casa e realizou todos os seus compromissos esportivos. Gilvandro Rodrigues, o mais experiente do ranking, vem jogando de igual para igual com a garotada, dando trabalho e faltando pouco para conquistar mais vitórias. 

A FSPB espera que os atletas cumpram o máximo de jogos possível e resolve prorrogar o prazo por mais 7 dias, até 28 de maio, exceto para os atletas que vão a BH dia 25 de maio. Para estes, a decisão de jogar após 21 de maio é facultativa para não haver sobrecarga física e psicológica.

Para essa primeira etapa, a FSPB distribuirá medalhas simbólicas para o Campeão e Vice de cada grupo.

Bons jogos a todos!

Alexandre Aranha Trigueiro

Obs: A 1ª etapa do Campeonato Paraibano de Squash pode ser companhado no site:

http://www.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=D50E12D9-6273-4DF9-BE3C-647910CA3FB1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário de forma objetiva, criticando, sugerindo, elogiando, emitindo parecer sobre o assunto.
Comentários ofensivos, bizarros, piadas e temas que não tenham a ver com o assunto, não serão liberados (o blog é temático para discussão de assuntos de interesse do squash paraibano)