sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PARAIBANO 2016 - POSIÇÃO INICIAL DO RANKING E DESAFIOS.
Sobre o Campeonato Paraibano e nosso Ranking, as posições finais 2015 com as promoções e rebaixamento automáticas foram mantidas. Os desafiados fecharam a porta de acesso aos dois possíveis emergentes.
Mas antes de iniciar, surgiu uma ideia do Sérgio a ser avaliada. É que no início do ano, alguém pode ter se colocado em posição inferior ao seu nível (doença, contusão, faltas em jogos, viagens etc). Assim, evitando o formato tradicional de desafios durante uma etapa inteira, que aumenta o número de jogos, poderíamos abrir uma rodada de Desafios Pré-Temporada, e aí quem quiser começar em posição melhor, faria o desafio a UM atleta e não a um grupo. 

E também um atleta sem ranking 2015, mas que tenha nível razoável, poderia fazer isso e já entrar no grupo adequado, evitando jogar uma etapa inteira com atletas de nível inferior, aplicando goleadas em jogos sem competitividade. Lembrar que já optamos por fazer convite a João Cabeça no ano passado para ele entrar direto no G1 e não perder tempo fazendo graça com o G2.
Em princípio, a presidência da FSPB já coloca seu parecer favorável, por considerar que no squash ninguém ganha por acaso e é na quadra que o atleta prova ser superior a outro. Mas dependeria ainda de uma minuta de regra para ser inserida no regulamento, e uma aprovação em reunião de Diretoria, após se avaliar a receptividade entre os atletas. 

Abro então a discussão e aguardo manifestações e contribuições para uma possível redação final, com as seguintes linhas gerais para começar:
  • O desafio pré-temporada visa posicionar adequadamente o atleta que se sentir mal colocado no ranking do ano anterior, dando a chance de entrar na disputa do Paraibano já no local adequado a seu nível e aumentando a competitividade da competição desde o início. Vale só para o início, não sendo possível entre as etapas seguintes.
  • O desafiante pode escolher qualquer atleta acima de sua posição e fazer o desafio por email, copiando a FSPB. O desafiado tem obrigação de aceitar, sob pena de perder a disputa, oferecendo duas datas/horas como opção ao adversário (noite em jogos locais ou manhã de sábado para intermunicipais). Ou, qualquer negociação entre os dois atletas é acatada, com prazo de uma semana para realização do jogo, com uma semana adicional em caso de necessidade comprovada.
  • O atleta pode fazer até dois desafios a adversários diferentes, para tentar um lugar melhor.
  • Os jogos de desafio podem ser realizados durante o mês de fevereiro na quadra determinada pelo desafiado.
  • Se o desafiante ganha o jogo, toma o lugar do desafiado que desce uma posição. Se o desafiante perde o jogo, ele desce duas posições (ou mais, a deliberar) em relação à sua colocação original. O desafiante pode desistir até 24 horas antes da data marcada, sem prejuízo da sua posição original.
  • No caso do feminino, caso as meninas prefiram jogar junto com os homens, podem aproveitar a novidade e desafiar quem acha que pode derrotar para definir sua posição no ranking misto. Aguardamos a definição, ou se preferem jogar no seu grupo único feminino mesmo. Talvez as mais mais possam se aventurar no misto, para elevar seu nível de jogo com mais horizontes acima.
Destaco que, por enquanto, o Regulamento 2015 está mantido em todas as cláusulas, e será modificado apenas após ampla avaliação das melhorias propostas.

A lista inicial é a que segue abaixo, com uma simulação de grupos de 6, mas só depois é que faremos a quebra de grupos conforme os inscritos, incluindo a decisão de entrada das meninas.



Rank
Nome
Grupo?
1
Renato Rodrigues
1
2
Erick Mesquita
1
3
Lucas Nicola
1
4
André Ramos
1
5
Matheus Sá
1
6
Bernardino Queiroga
1
7
Aurino Júnior
2
8
Alexandre Aranha
2
9
Stanley Marx
2
10
André Ribeiro
2
11
Andrey Brito
2
12
Matheus Fragoso (?)
2
13
Lucas César Palhano
3
14
Caio César Palhano
3
15
Marcelo Serafim
3
16
João Pedro Pina
3
17
Felipe Queirog
3
18
Eduardo Albuquerque
3
19
Daniel Formiga
4
20
Sérgio Vieira
4
21
André Gayoso
4
22
Gustavo Xavier
4
23
Ramon César
4








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário de forma objetiva, criticando, sugerindo, elogiando, emitindo parecer sobre o assunto.
Comentários ofensivos, bizarros, piadas e temas que não tenham a ver com o assunto, não serão liberados (o blog é temático para discussão de assuntos de interesse do squash paraibano)