terça-feira, 11 de junho de 2019

Regulamento do Campeonato Paraibano de Squash 2019


 

 

- REGULAMENTO-

 

1.       Objetivo e participantes.

1     1.1   O Campeonato Paraibano de Squash (CPS) é a principal competição oficial da Federação Squash Paraíba – FSPB, com o objetivo de definir os campeões e destaques do esporte no Estado.
1    1.2   Qualquer clube ou entidade da Paraíba, que tenha atletas praticantes e estrutura para squash, poderá aderir ao Campeonato. Para isso, deverá colocar suas quadras à disposição da competição em horários reservados e indicar um representante para contatos com a FSPB.
1    1.3   A inscrição só será efetivada após o atleta preencher ficha com sua identificação, e-mail e celular, com o pagamento da taxa de inscrição, antes do início dos jogos, conforme item 10.

2.       Classificação inicial dos atletas

2.1   A classificação inicial dos atletas que participaram do Campeonato Paraibano do ano anterior será em função da posição final na última etapa regular, após as promoções e rebaixamentos.
2.2   Os novos inscritos que sejam considerados iniciantes entrarão após o último ranqueado, cabendo à FSPB após parecer de professores, ordená-los por desempenho ou por ordem de inscrição.
2.3   Os novos inscritos que não sejam considerados iniciantes passarão por um processo de qualificação, com o objetivo de permitir a entrada de atletas de nível técnico superior, sem necessidade de sobrecarregar os grupos com desafios a grupos de nível muito abaixo em jogos sem competitividade. A qualificação terá os seguintes critérios:
a.       parecer de professor credenciado sobre nível técnico do atleta, sugerindo sua posição adequada entre os ranqueados;
b.       avaliação de comitê técnico da FSPB, indicando adversário com maior ranking para jogo de qualificação;
c.       jogo de qualificação contra adversário indicado pela FSPB ou inferior, por opção do atleta;
d.       vencendo o jogo de qualificação, o atleta entra direto na posição disputada;
e.       perdendo o jogo de qualificação o atleta perde o direito à entrada direta e terá que fazer o desafio a um grupo conforme item 4.

3.       Estrutura geral da competição

3.1   O CPS 2019 terá 2 (duas) etapas regulares em estrutura de grupos e um torneio de encerramento no final do ano, com calendário a ser divulgado. O torneio final é denominado “Copa Paraíba” será por classes, aberto a participantes convidados, conforme regulamento a ser divulgado.
3.2   Nas etapas regulares, os atletas serão divididos em grupos de 5 (cinco), pela classificação. Os últimos grupos poderão ser reduzidos para evitar que haja grupo com menos de quatro atletas.
3.3   Os grupos são mistos e sem limite de idade. Contudo, havendo número mínimo de 4 (quatro) participantes do sexo feminino, ou de 4 (quatro) juvenis, será formado um ou mais grupos de categoria exclusiva, tendo o(a) atleta o direito de participar também dos grupos mistos.
3.4   Em cada etapa os participantes do grupo jogarão entre si, em regime “round-robin”, todos contra todos, e a classificação final do grupo será definida pelos seguintes critérios, pela ordem:
a)    número de vitórias
b) avaliação de confronto direto entre atletas empatados em número de vitórias, verificando-se apenas nos jogos entre os empatados, pela ordem: vitórias, saldo de games e saldo de pontos.
c)     Avaliação em todos os jogos do grupo, pela ordem: saldo de games e saldo de pontos,
d)     Persistindo o empate, a classificação priorizará o atleta com classificação original inferior

4.       Desafios

4.1   Caso o atleta se julgue classificado em grupo aquém do seu nível de jogo, poderá desafiar um grupo acima do seu. O desafio deverá ser formalizado até 5 (cinco) dias após a divulgação do resultado de uma etapa.
4.2   O desafiante jogará a etapa no grupo desafiado, devendo para ter sucesso, conquistar pelo menos o segundo lugar do grupo, sendo eliminado se ficar em terceiro ou seguintes.
4.3   Poderá haver apenas um desafio para cada grupo, admitindo-se o primeiro a formalizar o desafio.
4.4   Caso o desafiante seja eliminado, todos os seus jogos serão desconsiderados para efeito de pontuação dele e dos demais. Caso tenha sucesso, seus jogos pontuam normalmente no grupo.
4.5   O desafiante perdedor voltará ao seu grupo de origem no último lugar, sem marcar pontos. Se for novato, volta para o último grupo.

5.       Realização dos jogos

5.1   A FSPB fará a marcação dos jogos, todos em melhor de cinco games, sempre em dias de quarta-feira, sexta-feira e sábados, com antecedência mínima de 72 horas, divulgando através de rede social de conhecimento de todos.
5.2   O atleta poderá notificar à FSPB até 5 (cinco) dias do início da etapa, algum impedimento pessoal de até uma semana por etapa, para evitar marcação de jogos nesses dias. Após a divulgação da tabela, a programação não será mais alterada.
5.3   É possível acordo entre os atletas para uma nova data do jogo, mas sem qualquer responsabilidade da FSPB, que apenas registrará o resultado se receber a súmula até o final da etapa.
5.4   Cada atleta se dispõe a fazer pelo menos uma viagem entre as cidades-sede a cada etapa, sendo escalado para até 3 (três) jogos num fim-de-semana. A definição da cidade-sede é responsabilidade exclusiva da FSPB, que procurará equilibrar os deslocamentos como possível.
5.5   Os jogos serão disputados com um árbitro designado pelo clube sede do jogo, ou convidado pelos atletas. As decisões do árbitro são irrecorríveis, em acordo com as regras mundiais do squash, sendo dever de todo participante conhecer as regras do esporte.
5.6   Cabe ao árbitro da partida comunicar à FSPB o resultado completo do jogo, em súmula oficial assinada contendo local, data, hora inicial e final e ocorrências. Qualquer atitude antidesportiva, antiética ou agressiva por parte de um atleta contra o adversário ou o árbitro, deverá ser informada à FSPB, que acionará o TJD, sendo o atleta passível de repreensão, suspensão ou expulsão do Campeonato, conforme a gravidade do caso.

6.       WO e Penalidades

6.1   Se o jogo não acontecer no dia marcado, a FSPB adotará os seguintes critérios:
·    Se um dos atletas não comparecer, avisando ou não seu impedimento ao adversário, o atleta que estava disponível para jogar deve notificar a FSPB em até 24 horas e terá W.O. a seu favor.
·    Se não houver comunicação à FSPB, o resultado será registrado W.O. duplo.
·   Se até o final da etapa o jogo acontecer mediante acordo entre os atletas e a súmula enviada, a FSPB acatará o resultado e retirará o W.O.
6.2   O atleta que perder 50% dos jogos da etapa por WO será desclassificado do grupo e não marcará pontos na etapa. Nesse caso, todos os resultados dos jogos realizados pelo atleta na etapa serão desconsiderados, evitando-se possíveis vantagens ou prejuízos para os demais atletas.
6.3   Para jogos decididos por W.O. o placar será registrado como um triplo 0x11, valendo no caso de W.O. duplo os saldos negativos de 3 games e 33 pontos para ambos.

7.       Pontuação Geral

7.1   Após os jogos da etapa, e definida a classificação do grupo, antes das promoções e rebaixamentos, serão atribuídos os pontos da etapa segundo a escala a seguir, a partir do 1º lugar do Grupo 1 e assim sucessivamente, sem distinção de grupos:

CLASSIFICAÇÃO
PONTOS
1o Lugar
100
2o Lugar
80
3o Lugar
70
4o Lugar
65
5o Lugar
60
6o ao 10º Lugar
55 – 50 – 45 – 40 - 35
11o ao 40o Lugar
30 – 29 - 28 ... 1
41º ao 49º Lugar
0,9 – 0,8 – 0,7 ... 0,1

7.2   A partir do 50o lugar não há pontuação na etapa, e os atletas que não marcarem pontos durante todo o ano terão suas classificações definidas pelas suas posições no final da competição.
7.3   A pontuação da Copa Paraíba e eventuais torneios satélite homologados terão pontuações conforme Norma para o cálculo do Ranking, sendo considerados para a pontuação geral do CPS.

8.       Formação dos novos grupos

8.1   Concluída uma etapa, haverá promoções e rebaixamentos, considerando os seguintes critérios:
a)  Haverá de imediato a inversão de posição entre o primeiro colocado de um grupo e o último colocado do grupo superior.
b)  Se os dois grupos têm mais de 4 (quatro) atletas, haverá um jogo extra de desafio entre o segundo lugar de um grupo e o penúltimo do grupo superior, no clube do atleta do grupo superior. Em caso de vitória do atleta do grupo superior, as posições de ambos são mantidas. Em caso de vitória do atleta do grupo inferior, este se posiciona imediatamente após o atleta que estava em primeiro lugar do seu grupo original, e o perdedor se posiciona imediatamente acima do atleta que estava em último lugar no seu grupo original.
8.2   Após processadas as trocas de posições, todos os competidores serão ordenados e uma nova divisão de grupos de 5 (cinco) será feita, podendo acontecer mudanças de grupo. Observe-se que, havendo desafios bem-sucedidos acima do seu grupo, uma troca de posição pode não implicar em promoção de grupo, e um jogador poderá descer para grupo abaixo, mesmo não sendo o último.
8.3   A FSPB divulgará o resultado da classificação da etapa com os novos grupos formados, dando um prazo de cinco dias úteis após a comunicação por e-mail para possíveis contestações e desafios.
8.4   O atleta poderá pedir suspensão de uma etapa por motivo particular, antes do início dos jogos, podendo retornar na etapa seguinte no grupo abaixo e pelo menos três posições abaixo de todos os atletas que estavam em posição superior à sua no início da etapa suspensa.

9.       Premiação

9.1   Ao final do CPS, a FSPB computará os pontos totais conquistados no ano para declarar os campeões das categorias. Serão considerados os pontos das etapas regulares, a Copa Paraíba e eventuais torneios satélite homologados. No caso de empate na pontuação total o desempate se dará em favor do atleta na melhor posição final na Copa Paraíba.
9.2   Haverá troféus e prêmios para os melhores de cada categoria contemplando pelo menos 25% dos inscritos. Também serão agraciados com brindes os campeões de cada grupo em cada etapa.
9.3   Além da classificação geral, serão laureados os melhores resultados na pontuação total, considerando as seguintes categorias especiais que tenham pelo menos 2 (dois) participantes:
a)   Feminino – classificação geral, sem distinção de idade.
b)   Juvenil – podendo haver sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19 pela idade no início da competição.
                        c)    Masters – podendo haver 40+, 50+ e 60+ pela idade no início da competição.

10.   Recursos Financeiros

10.1       As taxas de inscrição no CPS têm os seguintes valores e critérios:

                       a)       Taxa Anual integral do CPS: R$ 180,00, com direito às duas etapas e Copa Paraíba.  
                       b)      Taxa com desconto para juvenil ou dependente de outro atleta inscrito: R$ 100,00.
                       c)       Os professores de squash dos clubes e academias participantes do CPS são isentos de taxa.
                   d)      Taxa de desafio: R$ 20,00.
                   e)      Desconto para ingressantes apenas na segunda etapa: 25%.

10.2       A arrecadação total do CPS 2019, terá a seguinte destinação:
a)       15%: Taxa de administração da FSPB
b)      45%: Premiação, incluindo troféus, prêmios e brindes
c)       40%: Sedes dos jogos (distribuídos proporcionalmente ao número de jogos sediados).

11.   Questões Gerais sobre o Regulamento

 As questões omissas neste Regulamento e dúvidas em sua interpretação apresentadas por qualquer participante serão resolvidas e divulgadas pela Diretoria da FSPB.

João Pessoa, em 31 de maio de 2019

Matheus Sá                       Marthina Cariry                              Leopoldo Lucena            
Presidente                         Vice-Presidente                                Diretor Técnico                


Gilvandro Rodrigues      Stanley Marx Donato                        Flávio Perazzo
Diretor Executivo            Diretor Jurídico                                Diretor de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário de forma objetiva, criticando, sugerindo, elogiando, emitindo parecer sobre o assunto.
Comentários ofensivos, bizarros, piadas e temas que não tenham a ver com o assunto, não serão liberados (o blog é temático para discussão de assuntos de interesse do squash paraibano)